quarta-feira, 22 de julho de 2009

A razão de uma Cruz Vermelha no meio do Monte em Paredes do Coura - Serra do Bico


No passado dia 18 de Julho e enquanto realizava o trilho de Vacariça a Corno de Bico deparamos-nos com uma curiosa cruz pintada de vermelho na entrada da Serra do Bico.

Já tinha por diversas vezes reparado em Placas na Paisagem Protegida de Corno de Bico com a referência à Cruz Vermelha, no entanto associava esta à Instituição e não a outra coisa qualquer.

Após analise por parte do grupo de trekkers, onde me inseria, seguimos viagem porque o trilho ainda era extenso.

Ficou a curiosidade! Depois de algumas pesquisas no Google descobri então o que significava a tal cruz em granito pintada de vermelho.

Descobri num blog (http://rendufe.blogspot.com) que se tratava de uma Antela, a Antela da Cruz Vermelha, esta
é um dos principais locais de interesse turístico da Freguesia de Labrujó.

É estrutura arqueológica perpetua, em certo modo, um dos topónimos mais relevantes da freguesia de Rendufe. Trata-se de Chão do Crasto. Numa das elevações da freguesia de Rendufe existiu um castro de povos pré-históricos, cuja reminiscência ainda no séc. XIII perseverava este topónimo. Este castro terá existido próximo da Antela da Cruz Vermelha, mais precisamente, na área de confrontação entre as freguesias de Labrujó e Rendufe.

Para os mais curiosos deixo-vos os coordenadas de GPS, Latitude - 41.º 50'56 77 W, Longitude - 8.º 31'07'99


Há sempre algo novo para descobrir!



Sem comentários:

Um regresso após 5 anos de ausência...

Após 5 anos de inatividade decidi voltar a escrever e partilhar um pouco das minhas viagens de descoberta e (re) descoberta de espaços ao ar...