terça-feira, 14 de janeiro de 2014

168 Caminhadas para descobrir o Geres em 2014

Noticia Jornal o Publico - 13.01.2014 

Um programa para Viver o Gerês de 154 dias que contará com 168 caminhadas guiadas pela fauna, flora e cultura do único Parque Nacional em Portugal e região do Gerês.
Até ao final do mês de Dezembro, decorre o 2.º Programa Anual de Trilhos Guiados - Viver o Gerês, que pretende “uma vez mais” promover a região do Gerês – que simboliza “a harmonia entre o Homem e a natureza, numa partilha permanente de actividade e sentimentos”, como descreve a Associação de Defesa e Promoção do Gerês, enquanto “território de excelência para a prática de caminhadas”, como explica em comunicado a mesma associação.
O programa contará, até ao final do ano, com 168 caminhadas guiadas (durante 154 dias) pela rede de 16 trilhos “singulares” do Gerês e é, pelo segundo ano consecutivo, organizado pela associação Viver Turismo, com o apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro.


As inscrições são gratuitas, mas reservadas a clientes dos estabelecimentos aderentes (hotéis e restaurante da região) e mediante as condições por eles aplicadas. Com trilhos sem qualquer grau de dificuldade e outros entre baixo e médio, este quer ser um programa para todas as pessoas, sejam mais ou menos experientes em caminhadas nas montanhas, lusos ou estrangeiros. Por estes trilhos os guias levarão os participantes, como promete a organização, numa visita a “locais de rara beleza”, parte do “imenso património natural e cultural existente no Gerês”. Com estes passeios pedestres a organização pretende ainda promover “estilos de vida mais saudáveis”.
Já em Janeiro há caminhadas guiadas pelos trilhos dos Miradouros (no dia 11), do Campo do Gerês (dia 18) e do Fojo do Lobo (dia 25). A duração destes passeios é de cerca de 2h/3h. Em Fevereiro o passeio de dia 1 será pelos Teixeiros, dia 8 pelo trilho da Preguiça e no fim-de-semana dos apaixonados (14,15 e 16), os passeios passarão, respectivamente, pelos trilhos, Aldeias Típicas, Águia de Sarilhão e Picota. A fechar o mês, no dia 22, o passeio é pelo Sobreiral da Ermida.
Não faltam também novidades neste programa de trilhos. Já em Março, dias 22 e 23, a organização conta com quatro empresas de animação turística (certificadas no âmbito do Turismo de Natureza) para a realização do II Festival de Caminhadas, por quatro dos trilhos, pela gastronomia e pela herança cultural desta região. Para os meses mais quentes e convidativos a passeios, Julho e Agosto, estão agendadas caminhadas nocturnas. Também na Noite das Bruxas, a 31 de Outubro, está previsto um passeio nocturno pelos Trilhos das Bruxas.   
Os interessados neste programa poderão obter mais informações directamente no estabelecimento aderente por si seleccionado. A lista de aderentes e o calendário do programa podem ser consultados em www.geres.pt

Sem comentários:

Um regresso após 5 anos de ausência...

Após 5 anos de inatividade decidi voltar a escrever e partilhar um pouco das minhas viagens de descoberta e (re) descoberta de espaços ao ar...