sábado, 19 de setembro de 2015

PR16 - TRILHO EXOTICO - AROUCA

Caminhar na Serra da Freita é sempre um desafio a escolha desta vez caiu sobre o PR 16 - Trilho Exótico.




Partindo da velha máxima "se seguires sempre o caminho pelas marcas perdes a oportunidade de conhecer outras coisas" e aplicando a mesma no terreno produz efeitos inegualaveis, faz-nos chegar a pontos fora da rota que se não fosse pelo destino sairiam do nosso raio de acção. 



O PR16 está em manutenção, as marcas em algumas áreas por acção do tempo desapareceram e se não estivermos atentos podemos perder um pouco o norte. 

A paisagem é imponente e algumas zonas avistasse o mar e a foz da ria de Aveiro. 

Tem zonas de pedra solta que por vezes dificulta a descida nomeadamente se não formos munidos do calçado adequado. 







Dos 9 km que aparecem no percurso e após um breve desvio do caminho traçado fez com que aumentássemos para os 14 Km, no entanto compensou pela descoberta de uma cascata, observar uma ave de rápida a estudar o terreno a descoberta de uma pequena vila da serra em plena vindima e os seus simpáticos habitantes. 





Recomendo vivamente a percorrerem este PR16 e optem ou pela descoberta ou seguindo o trilho tal como está e no final ficaram satisfeitos com o que descobriram. Se deslindarem porque foi balizado de exótico por favor avisem-me........






Link para o mapa e descrição do percurso - clicar aqui 


Sem comentários:

Um regresso após 5 anos de ausência...

Após 5 anos de inatividade decidi voltar a escrever e partilhar um pouco das minhas viagens de descoberta e (re) descoberta de espaços ao ar...