sábado, 18 de fevereiro de 2012

(Re) Descobrir a Montaria

A Freguesia de Montaria  ou São Lourenço da Montaria  como é popularmente mais conhecida, ocupa uma área de cerca de 2609 ha  sendo, por isso, a mais extensa freguesia do concelho de Viana do Castelo, e uma das maiores do distrito de Viana do Castelo.
É, também, uma das freguesias do distrito de Viana do Castelo cujo núcleo habitacional se localiza em altitudes mais elevadas, em face de se localizar em plena Serra de Arga.
Os seus limites estão estabelecidos por Norte,  com as freguesias de Orbacém, de Dem, de Arga de São João, de Arga de Baixo e de Arga de Cima, todas do concelho de Caminha.
A Sul, pelas freguesias de Vilar de Murteda e de Lanheses, estas do seu concelho, Viana do Castelo. A Nascente, com as freguesias de Arcos e de Estorãos, ambas de Ponte de Lima. A Ponte, os limites são estabelecidos pela Freguesia de Amonde e, também, pela já citada, Freguesia de Orbacém. Toda ela localizada na serra de Arga, Montaria, é sem dúvida uma das mais apetecíveis do país, no que à soberba e exuberante natureza diz respeito, isso porque, em Montaria, o homem  tem conseguido resistir à  sua conhecida fúria devastadora e pode-se observar que, aqui, a natureza se sobrepõe ao homem.


Existe uma serie de trilhos para descobrir a montanha mas também podem criar o vosso. Deixo uma sugestão de possível trilho a descobrir. Inicia em Espantar, tem uma breve passagem por a Capela de S.Mamede, Ponte das Lages, Cascata de Poço Negro e uma bela caminhada beira rio até a ponte romana onde termina. 

Tem uma distância total de 4km e o grau deste percurso é médio porque a descida de encosta um pouco íngreme com algumas silvas mas compensa quando vemos a paisagem fantástica do rio ancora. 

Deixo-vos o mapa e o ficheiro em gpx e algumas fotos dos locais. 

No final aproveitem para experimentar uma cassana e os enchidos locais. 

Um bom passeio!  


Mapa registado por software -  Endomondo 






























Sem comentários:

Um regresso após 5 anos de ausência...

Após 5 anos de inatividade decidi voltar a escrever e partilhar um pouco das minhas viagens de descoberta e (re) descoberta de espaços ao ar...